- SÍNDROME AEROTÓXICO -
+ NO ÓLEO DOS MOTORES DE JACTO, É USADA COMO ADITIVO UMA SUBSTÂNCIA COM A FINALIDADE DE DIMINUIR O DESGASTE DOS MOTORES, O ORGANOFOSFATO TECHRACYL OU "TCP".
COM MENOS DESGASTE, AS REVISÕES OBRIGATÓRIAS SÃO MAIS ESPAÇADAS, ORIGINANDO MENOS GASTOS, LOGO MAIS POUPANÇA, O CERNE DESTA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO, IGNORADA POR ALGUMAS AUTORIDADES PORTUGUESAS COMPETENTES, PELO SEU DESCONHECIMENTO TOTAL SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO! AS AUTORIDADES LIGADAS À AERONÁUTICA É POUCO CREDÍVEL QUE O DESCONHEÇAM!
+ TAL SUBSTÂNCIA FOI PROIBIDA EM INGLATERRA NOS ANOS 90. ERA UTILIZADA NA AGRICULTURA E POR CRIADORES DE GADO OVINO QUE O USAVAM PARA LIMPAR A LÃ ANTES DA TOSQUIA. APÓS O USO DESTA TOXINA, COMEÇARAM A SURGIR SINTOMAS GRAVES, QUE DEGENERAVAM EM LESÕES CEREBRAIS IRREVERSÍVEIS. APÓS SE TER COMPROVADO SER ESTE PRODUTO O RESPONSÁVEL, O MESMO FOI PROIBIDO SEM ANTES DEIXAR UM RASTO LAMENTÁVEL DE MORTES E PERTURBAÇÕES GRAVES DEVIDO A LESÕES CEREBRAIS NOS AFECTADOS.
+ O GOVERNO FRANCÊS PROIBIU A SUA ADIÇÃO EM LUBRIFICANTES NOS ANOS 70.
+ OS SOLDADOS AMERICANOS DA 1ª GUERRA DO GOLFO ESTIVERAM EXPOSTOS A ESTA SUBSTÂNCIA, DO QUE RESULTOU O CONHECIDO "SÍNDROMA DO GOLFO" (DISTÚRBIOS DE PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO ASSOCIADOS A ELEVADA TAXA DE SUICÍDIOS ETC.)
+ SE PERGUNTAR A ALGUM TÉCNICO OU MÉDICO FAMILIARIZADO COM INTOXICAÇÕES E CITAR ESTE PRODUTO, A REACÇÃO SERÁ DE ALARME E DE INCREDULIDADE, POIS É CONHECIDO POR SER EMPREGUE COMO PESTICIDA.
+ AS EVIDÊNCIAS SÃO MUITAS, PILOTOS QUE PERDERAM A LICENÇA, PESSOAL DE CABINE IMPEDIDO DE VOAR CONTAM-SE ÀS DEZENAS (CENTENAS), PROBLEMAS COM PASSAGEIROS (AS CRIANÇAS E GRÁVIDAS SÃO ESPECIALMENTE AFECTADAS) RELATADOS FREQUENTEMENTE COM HOSPITALIZAÇÃO APÓS VOOS, O MESMO ACONTECENDO COM TRIPULANTES.
+ A QUESTÃO TEM ANOS NA EUROPA, USA, AUSTRÁLIA ETC.
+ OS FABRICANTES DE AVIÕES, MOTORES E COMPANHIAS AÉREAS ADOPTAM DESDE OS ANOS 80, UMA POSIÇÃO COMO ANTES A INDÚSTRIA DO TABACO ADOPTOU, "NÃO HÁ PROVAS CIENTÍFICAS".
O QUE É CERTO É QUE ESTE SISTEMA DE PRESSURIZAÇÃO, JÁ NÃO FOI UTILIZADO NO NOVO AVIÃO B787 DA BOEING, ONDE O AR É OBTIDO ATRAVÉS DE ELECTROBOMBAS QUE O COMPRIMEM PARA DENTRO DA CABINE, E NÃO USANDO MAIS O AR CONTAMINADO PROVENIENTE DOS MOTORES (BLEED AIR).
A BOEING TEM DEZENAS DE CASOS EM TRIBUNAL, DAÍ TER ALTERADO A TECNOLOGIA NO NOVO AVIÃO, MAS NÃO O ADMITE POIS CONTINUA A VENDER MODELOS COM A ANTIGA TECNOLOGIA (737 E 777). CURIOSAMENTE ESTA TECNOLOGIA AGORA NOVAMENTE ADOPTADA FOI USADA NOS PRIMEIROS JACTOS, MAS POR RAZÕES DE POUPANÇA, OS ENGENHEIROS RESOLVERAM USAR O AR DÍSPONIVEL A ALTA PRESSÃO E TEMPERATURA PROVENIENTE DO INTERIOR DOS MOTORES DE JACTO, E ASSIM REDUZINDO O NÚMERO DE COMPONENTES DAS AERONAVES E CONSEQUENTEMENTE O SEU PESO COM O OBJECTIVO DE REDUZIR OS CONSUMOS.
+ A MOBIL UM DOS MAIORES FABRICANTES DO MUNDO, PRODUZ O "MOBIL JET OIL II" QUE TEM 3% DE TCP, POR SINAL É O MAIS USADO NAS COMPANHIAS AÉREAS, INCLUSIVÉ AS PORTUGUESAS.
+ OS CASOS EM TRIBUNAL (FORA DE PORTUGAL) CONTAM-SE ÀS DEZENAS E RECENTEMENTE NA AUSTRÁLIA FOI GANHO O PRIMEIRO CASO.
SENDO O SISTEMA JUDICIAL AUSTRALIANO DECALCADO DO BRITÂNICO, É DE SUPOR UM NUMERO ELEVADO DE CASOS GANHOS CONTRA A INDÚSTRIA EM INGLATERRA, E POR REFLEXO EM RESTANTES PAÍSES EUROPEUS E ESTADOS UNIDOS, ONDE SÃO DEZENAS OS AFECTADOS.
+ EXISTEM NO MERCADO, OPÇÕES DE LUBRIFICANTES E ÓLEOS HIDRÁULICOS SEM TCP, PELO MENOS UM FABRICANTE FRANCÊS -NYCO.SA- PRODUZ ÓLEOS CERTIFICADOS PARA A MAIORIA DOS MOTORES DE JACTO QUE EQUIPAM AS AERONAVES ATRÁS REFERIDAS. (TURBONYCOIL 600)
+ SÃO RARAS AS COMPANHIAS QUE O USAM, A SAÚDE DOS TRIPULANTES E PASSAGEIROS É SECUNDÁRIA QUANDO O LUCRO É O OBJECTIVO!!!!!
+ PILOTOS E TRIPULANTES DE CABINE PORTUGUESES TÊEM-SE QUEIXADO RECENTEMENTE E CADA VEZ MAIS FREQUENTEMENTE, DEVIDO A FORTES DORES DE CABEÇA E NÁUSEAS (DE ORIGEM DESCONHECIDA).
A RESPOSTA TEM SIDO VAGA (.....?) POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS DE PELO MENOS UMA COMPANHIA, OU SEJA, A QUESTÃO DEVE MANTER-SE FORA DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM A BORDO E SOBRETUDO DOS CLIENTES, A OPINIÃO PÚBLICA!
A RESPOSTA TEM SIDO VAGA (.....?) POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS DE PELO MENOS UMA COMPANHIA, OU SEJA, A QUESTÃO DEVE MANTER-SE FORA DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM A BORDO E SOBRETUDO DOS CLIENTES, A OPINIÃO PÚBLICA!
+ E ÓBVIAMENTE, DA CLASSE MÉDICA QUE DESCONHECE (NEM TODA) A EXISTÊNCIA DESTE PRODUTO, E A PROBABILIDADE DE EXPOSIÇÃO AO MESMO, DE UMA FORMA TÃO BANAL COMO COMPRAR UM BILHETE DE AVIÃO.
+ ENTRETANTO COM CONHECIMENTO DE CHEFIAS, OS AVIÕES AFECTADOS CONTINUAM A VOAR, APESAR DE REPETIDAS QUEIXAS OFICIAIS DE PILOTOS COMANDANTES.
QUEIXAS DE TRIPULANTES DE CABINE E PASSAGEIROS ACERCA DE MAUS CHEIROS, DORES DE CABEÇA E DE GARGANTA, TAMBÉM SÃO FREQUENTES.
QUEIXAS DE TRIPULANTES DE CABINE E PASSAGEIROS ACERCA DE MAUS CHEIROS, DORES DE CABEÇA E DE GARGANTA, TAMBÉM SÃO FREQUENTES.
+ QUALQUER TRIPULANTE OU PASSAGEIRO EXPOSTO A INALAÇÕES DESTA SUBSTÂNCIA DEVIA RECEBER IMEDIATAMENTE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR. QUEM LER O FOLHETO INFORMATIVO DO FABRICANTE DO ÓLEO EM QUESTÃO VAI PERCEBER O PORQUÊ. O ÚLTIMO PARÁGRAFO REFERE-SE A PARAGEM RESPIRATÓRIA!
Nome do produto: MOBIL JET OIL II
Descrição do produto: Ésteres e aditivos sintéticos
Código do produto: 201550101020, 400268, 430207-00
Uso previsto: Óleo lubrificante para aviação, Óleo para turbinas
PERIGOS PARA A SAÚDE HUMANA:
-Em condições normais de uso e com práticas apropriadas de higiene pessoal, não se prevê que este produto provoque efeitos adversos à saúde. Este producto pode decompor-se em condições de temperaturas elevadas ou sob a acção de fogo e libertar gases/vapores/fumos (monóxido de carbono) irritantes ou nocivos. Os sintomas de uma exposição aguda a estes produtos de decomposição em espaços confinados podem incluir, dor de cabeça, náuseas, irritação dos olhos, nariz e garganta. Injectado a alta pressão sob a pele pode causar sérios danos.
PRIMEIROS SOCORROS:
-INALAÇÃO
Retirar para evitar maior exposição. Para os que dão assistência, evitar a sua exposição e a dos colegas. Usar protecção respiratória adequada. Se ocorrer irritação das vias respiratórias, tonturas, náusea, ou desmaio, procurar assistência médica imediatamente. Se ocorrer paragem respiratória, aplicar ventilação com dispositivo mecânico ou usar respiração boca-a-boca.
-PROTECÇÃO RESPIRATÓRIA: Caso os controlos da extracção não mantenham as concentrações dos contaminantes do ar num nível adequado à protecção da saúde do trabalhador, o uso de equipamento de protecção respiratória aprovado pode ser apropriado. A selecção do equipamento de protecção respiratória, o seu uso e manutenção devem estar de acordo com os requisitos regulamentares, se aplicável. Os tipos de equipamento de protecção respiratória a serem considerados para este material incluem:
Em condições normais de uso e com ventilação adequada, não há necessidade de protecção.
Para concentrações elevadas no ar, utilize um aparelho de respiração autónoma. Os aparelhos de protecção respiratória com garrafa de oxigénio destinados à evacuação podem ser indicados quando os níveis de oxigénio ou os detectores de gases / vapores forem inadequados, ou se for excedida a capacidade / taxa de purificação de ar do filtro.
FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA
Nome do produto: MOBIL JET OIL II
Descrição do produto: Ésteres e aditivos sintéticos
Código do produto: 201550101020, 400268, 430207-00
Uso previsto: Óleo lubrificante para aviação, Óleo para turbinas
PERIGOS PARA A SAÚDE HUMANA:
-Em condições normais de uso e com práticas apropriadas de higiene pessoal, não se prevê que este produto provoque efeitos adversos à saúde. Este producto pode decompor-se em condições de temperaturas elevadas ou sob a acção de fogo e libertar gases/vapores/fumos (monóxido de carbono) irritantes ou nocivos. Os sintomas de uma exposição aguda a estes produtos de decomposição em espaços confinados podem incluir, dor de cabeça, náuseas, irritação dos olhos, nariz e garganta. Injectado a alta pressão sob a pele pode causar sérios danos.
PRIMEIROS SOCORROS:
-INALAÇÃO
Retirar para evitar maior exposição. Para os que dão assistência, evitar a sua exposição e a dos colegas. Usar protecção respiratória adequada. Se ocorrer irritação das vias respiratórias, tonturas, náusea, ou desmaio, procurar assistência médica imediatamente. Se ocorrer paragem respiratória, aplicar ventilação com dispositivo mecânico ou usar respiração boca-a-boca.
-PROTECÇÃO RESPIRATÓRIA: Caso os controlos da extracção não mantenham as concentrações dos contaminantes do ar num nível adequado à protecção da saúde do trabalhador, o uso de equipamento de protecção respiratória aprovado pode ser apropriado. A selecção do equipamento de protecção respiratória, o seu uso e manutenção devem estar de acordo com os requisitos regulamentares, se aplicável. Os tipos de equipamento de protecção respiratória a serem considerados para este material incluem:
Em condições normais de uso e com ventilação adequada, não há necessidade de protecção.
Para concentrações elevadas no ar, utilize um aparelho de respiração autónoma. Os aparelhos de protecção respiratória com garrafa de oxigénio destinados à evacuação podem ser indicados quando os níveis de oxigénio ou os detectores de gases / vapores forem inadequados, ou se for excedida a capacidade / taxa de purificação de ar do filtro.
+ NADA COMO MANTER OS TRIPULANTES E PASSAGEIROS NA IGNORÂNCIA, MAS COM MUITAS DORES DE CABEÇA INEXPLICÁVEIS, MAL-ESTAR, NÁUSEAS, IRRITAÇÃO E INFLAMAÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS QUE, EM CASO DE ELEVADA SUSCEPTIBILIDADE RESULTAM EM DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS, PERCA DE MEMÓRIA E EM CASOS MAIS GRAVES DESCOORDENAÇÃO MOTORA, UMA VEZ QUE O TCP SENDO UMA NEURO-TOXINA, AFECTA A VELOCIDADE DE ENVIO DE SINAIS ELÉCTRICOS ENVIADOS PELO SISTEMA NERVOSO CENTRAL PARA OS TERMINAIS NERVOSOS DOS MÚSCULOS. (ANÁLISES AO SANGUE DENOMINADAS COLINESTRASES QUANTIFICAM ESTA VELOCIDADE).
SINTOMAS ESTES, SENTIDOS DURANTE E APÓS VOOS EM QUE É NOTÓRIO O TAL CHEIRO, (MEIAS SUJAS, QUEIJO), SINTOMÁTICO DE FUGAS DE ÓLEO E FORMAÇÃO DE VAPORES DE TCP, QUE SERÃO CANALIZADOS PARA A CABINA ATRAVÉS DOS SISTEMAS DE AR CONDICIONADO E PRESSURIZAÇÃO, CONTAMINANDO COM UMA SUBSTÂNCIA NEURO-TÓXICA TODOS, SEM EXCEPÇÃO E SEM TEREM CONSCIÊNCIA DISSO.
+ EXISTEM NUMEROSOS REPORTES DE INTOXICAÇÃO GRAVE POR PARTE DE PILOTOS EM TODO O OCIDENTE, EM VÁRIAS FASES DO VOO, SOBRETUDO NA SUBIDA E NA DESCIDA, POIS SE EM CRUZEIRO O REGIME DOS MOTORES É ESTÁVEL, NESTAS DUAS FASES A ALTERAÇÃO DE REGIME DOS MOTORES É MAIS FREQUENTE, E É NESSA A CAUSA DAS FUGAS DE ÓLEOS NO INTERIOR DOS MOTORES. OS MECANISMOS QUE DEVIAM RETER A PASSAGEM DE ÓLEO ENTRE OS DIVERSOS COMPONENTES FUNCIONAM COM A PRESSÃO DO ÓLEO, PARA O FAZEREM, ESSA ALTERAÇÃO DE PRESSÃO DEVE SER GRADUAL PARA QUE OS SISTEMAS ACTUEM DE MANEIRA A RETEREM O ÓLEO.
VARIAÇÕES BRUSCAS DE POTÊNCIA/ROTAÇÃO ASSOCIADAS A UM MAU FUNCIONAMENTO POR DESGASTE DE COMPONENTES, QUE ACTUANDO COM ATRASO POSSIBILITAM FUGAS DE ÓLEO. UMA CONHECIDA COMPANHIA ALEMÃ JÁ EMITIU RECOMENDAÇÕES AOS PILOTOS PARA AS VARIAÇÕES DE POTÊNCIA SEREM O MAIS GRADUAIS POSSÍVEIS (CASO A OPERAÇÃO O PERMITA), PARA MINIMIZAR O PROBLEMA.
+ PROBLEMAS DE INTOXICAÇÃO JÁ LEVARAM NOUTROS PAÍSES, A ATERRAGENS DE EMERGÊNCIA DEVIDO AO FACTO DE OS PILOTOS TEREM TIDO CONSCIÊNCIA DA DEGRADAÇÃO DAS SUAS CAPACIDADES DE PILOTAGEM. VÁRIOS SÃO OS CASOS COM RECURSO A ATERRAGENS AUTOMÁTICAS (COM O PILOTO-AUTOMÁTICO LIGADO), POR MANIFESTA INCAPACIDADE DOS PILOTOS EFECTUAREM MANOBRAS DE PILOTAGEM. TAIS ATERRAGENS APENAS SE DEVEM EFECTUAR SOB REGRAS DE SEGURANÇA E OPERAÇÃO ESTRITAMENTE DEFINIDAS PARA CADA TIPO DE AERONAVE, TRIPULAÇÃO E AEROPORTO.
+ EFECTUÁ-LAS EXIGE DOS DOIS PILOTOS O MÁXIMO DE CONCENTRAÇÃO E ALERTA PARA SITUAÇÕES QUE PONHAM EM CAUSA A TRAJECTÓRIA DA AERONAVE EM APROXIMAÇÃO A UMA PISTA A VELOCIDADES QUE RONDAM OS 260 KM POR HORA.
+ MAIS CONSIDERAÇÕES NO RESPEITANTE A SEGURANÇA DE VÔO COM PILOTOS AFECTADOS POR ESTA SUBSTÂNCIA, ATÉ PARA UM LEIGO SE TORNAM DESNECESSÁRIOS.
+ PARA OS PASSAGEIROS A RESPOSTA É CONHECIDA - SÃO RESULTADO DO JET-LAG -, COMO SE A SUJEIÇÃO A FUSOS HORÁRIOS - POR VEZES DE UMA ÚNICA HORA - PUDESSE ORIGINAR SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO. ESTANDO A CLASSE MÉDICA ALHEADA DESTE PROBLEMA, O RESULTADO, APÓS UMA CONSULTA COM ESTES PROFISSIONAIS É A SUJEIÇÃO A TESTES E ANÁLISES QUE NADA DETECTAM, A NÃO SER NO CASO DE LESÕES CEREBRAIS GRAVES, AS MESMAS SEREM DETECTADAS POR MEIOS DE DIAGNÓSTICO DE IMAGIOLOGIA. (TAC'S/RMG'S)
+ TESTES FEITOS A CABINES DE AVIÕES DE DIVERSAS COMPANHIAS EUROPEIAS DETECTARAM SEM EXCEPÇÃO, A PRESENÇA DE TCP NO INTERIOR DA CABINE (CADEIRAS, MESAS ETC.)
O MESMO TCP FOI DETECTADO EM TESTES FEITOS AO AR DA CABINE EM VÔO. OS MODELOS MAIS AFECTADOS SÃO O BAe 146 E O BOEING 757, SENDO QUE OUTROS MODELOS COMO O EMBRAER 145, AIRBUS A319 E A320 REVELARAM TAMBÉM A PRESENÇA DE TCP ("The vast majority of the CAA's mandatory occurrence reports involved BAe 146s or Boeing 757s, but 18 other jet or turboprop types were also included in reports, with events on Airbus A320s, Boeing 737s and Embraer ERJ-145s the most common"). O PROBLEMA, DE ACORDO COM CIENTISTAS QUE ACOMPANHARAM O ESTUDO, NÃO É A MAIOR OU MENOR QUANTIDADE DE TCP ENCONTRADA, O EXTREMAMENTE GRAVE E CHOCANTE, É TER-SE DETECTADO A PRESENÇA INADMISSÍVEL DESTE PRODUTO EM AERONAVES TODOS OS DIAS UTILIZADAS POR MILHÕES DE SERES HUMANOS.
"O RESULTADO TERIA QUE SER ZERO!"
O USO DE LUBRIFICANTES COM O ORGANOFOSFATO TRICRESÍLICO É UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA QUE REQUER UMA INTERVENÇÃO IMEDIATA DAS AUTORIDADES COMPETENTES DA REPÚBLICA PORTUGUESA.
A SAÚDE DOS CIDADÃOS, NÃO PODE SER MOEDA DE TROCA
PARA OS RESULTADOS FINANCEIROS DAS COMPANHIAS AÉREAS PORTUGUESAS.
HÁ EVIDÊNCIAS QUE NÃO PRECISAM DE MAIS ENCOBRIMENTOS!
NO GOOGLE, YOUTUBE, MEDIA INGLESA, USA ETC. PROCURAR POR TCP, AEROTOXIC, CABIN AIR, TOXIN CABIN...
A INFORMAÇÃO FORNECIDA, É BEM ELUCIDATIVA SOBRE A GRAVIDADE DA EXPOSIÇÃO A ESTA NEURO-TOXINA.
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